www.domusaurea.com.br
Curiosidades e Cultura

 

Copérnico (terá novo enterro em 2010) – O astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) ganhará nova sepultura e cerimônia fúnebre na catedral de Frombork, no dia 22 de maio de 2010, quase 500 anos após sua morte, informou o jornal Gazeta Wyborcza.
Restos mortais de astrônomo foram achados em 2005 por arqueólogos poloneses durante escavações nos arredores da catedral de Frombork, onde o cientista foi cônego. Com base no crânio encontrado, o rosto do homem foi reconstruído no computador. Comparado a retratos de Copérnico, ele mostrou semelhanças. Três anos depois, exames de DNA confirmaram que esses restos pertenciam ao astrônomo.
Segundo a diocese de Ermland, no nordeste da Polônia, os ossos de célebre cientista serão sepultados sob o altar do templo. A expectativa é de que as obras de construção do sepulcro, que pesará cerca de 2 toneladas, comecem em janeiro.
Nicolau Copérnico foi o criador da teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol é o centro do Sistema Solar, contrariando a idéia predominante em sua época de que a era a Terra que desempenhava esse papel.(D.J. 29/12/2009)

NEW DEAL – New Deal foi um programa de investimentos maciços em obras públicas que o presidente Roosevelt concebeu e executou com grande sucesso para retirar a economia norte-americana da Grande Depressão.(Paulo R. Haddad, Estadão 02/12/2009)

Pacientes terminais – O governo da Andaluzia, no sul da Espanha, aprovou uma lei regional, inédita no país, que reconhece série de direitos à pacientes terminais, como o de recusar tratamentos contra a dor. Os médicos serão obrigados a respeitar uma declaração antecipada do paciente com orientações sobre o procedimento na fase terminal de sua vida.(D.J. 11/06/2009)


Telescópio Hubble – A Nasa definiu 11 de maio de 2009 como data de lançamento do ônibus espacial Atlantis para uma das missões mais aguardadas dos últimos anos: a manutenção do telescópio Hubble. Lançado em 1990, o Hubble deveria ser aposentado em 2005. A data foi esticada para 2010 e, agora, será empurrada pelo menos até 2014. A tripulação do Atlantis fará cinco caminhadas espaciais para reparar e instalar instrumentos científicos no telescópio.(D.J. 01/05/2009)

Telescópio infravermelho – Chamado em espanhol de Gran Telescopio Canarias (GTC), o maior telescópio ótico infravermelho do mundo foi inaugurado na ilha de La Palma, no Arquipélago das Canárias, por autoridades dos pises sócios no empreendimento: Espanha e México. O telescópio fica em um observatório a 2,4 mil metros de altura e possui um espelho circular de 10,4 metros de diâmetro, o que permite a observação de galáxias distantes e a busca por novos planetas. (D.J. 25.06.2009)

Novo exoplaneta – A sonda espacial Kepler confirmou a existência de um planeta de grandes proporções fora do Sistema Solar. Identificado pela Nasa como HAT-P-7b, o novo astro tem tamanho equivalente ao de Júpiter e gira em torno de estrela similar ao Sol. A Kepler foi posta em órbita em março, e seu objetivo é determinar se há condições de vida em outros planetas.(D.J. 07.08.2009)

Pobreza – (40% vivem abaixo da linha da pobreza na AL). Cerca de 220 milhões de Latino-americanos, ou 40% da população da região, vive abaixo da linha da pobrza, informou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A região mantém a mesma porcentagem de pobres registrada há 25 anos. No início dos anos 80, havia 135 milhões de Latino-americanos pobres. Hoje, mais de 85 milhões de pessoas engrossam a lista.

Estilo de Vida – (Bento XVI defende estilo de vida austero). Durante a missa comemorativa da Festa da Epifania, celebrada na Basílica de São Pedro, o papa aconselhou os fiéis a “seguir um estilo de vida austero”, distribuindo as riquezas de forma igualitária. BentoXVI também afirmou que a globalização não é sinônimo de ordem mundial, e que apenas a moderação pode salvar a humanidade.

Alimentação Saudável :

1- Refeições: Faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2- Grãos: Inclua, diariamente 6 porções de cereais (arroz, milho, trigo pães e massas) e tubérculos (batata e raízes como a mandioca) nas refeições. Dê preferência a grãos integrais e a alimentos na sua forma mais natural.

3- Legumes: Coma diariamente pelos menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4- Arroz e feijão: Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos 5 vezes por semana. É uma combinação completa de proteínas.

5- Leite e ovos: Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 de carnes, aves, peixes ou ovos. É saudável retirar a gordura da carne e a pele das aves.

6- Óleos: Consuma no máximo 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7- Diga não: Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas.

8- Sal: Diminua o sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9- Líquido: Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência no consumo de água nos intervalos das refeições.

10- Exercício: Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Steve Irwin ( O caçador de crocodilos da TV paga, teve coração perfurado) Astro do Animal Planet morre após ataque de raia) – O Zoólogo Steve Irwin, de 44 anos, apresentador do programa Caçador de Crocodilos, do canal pago de TV Animal Planet morreu ferido por uma raia ao mergulhar no litoral nordeste da Austrália, Ele filmava um documentário sobre o animal a 2 mil km de Port Douglas, na grande barreira de Corais.

Paleontologia - Novas evidências indicam que o homem chegou há mais de 14 mil anos, antes do que se imaginava. A cultura Clóvis, apontada com a pioneira, apareceu mil anos depois. O homem teria entrado nas Américas pelo norte, a partir da Ásia, por uma ponte natural formada entre Alasca e Sibéria durante uma época em que a região estava mais quente do que hoje. Apesar de a cultura Clóvis ser a mais estudada, diversas datas foram propostas e estão em discussão.
(Dos Jornais 04/04/08)

Tremor de Terra (Tremor de 5,2 Graus assusta São Paulo) – Um abalo de 5,2 graus na escola Richter atinge pelo menos cinco Estados – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Apesar de o epicentro estar no Oceano Atlântico, a 270 quilômetros da capital paulista e a 10 quilômetros de profundidade, todos os bairros da capital sentiram reflexos do tremor, que durou cerca de cinco segundos. Esse foi o sismo mais forte já registrado no Estado. Até então, o maior terremoto havia sido 5,1 graus, no dia 27 de janeiro de 1922. Especialistas garantem que a região geológica em que São Paulo está não apresenta riscos de abalos.
(Dos Jornais 27/04/2008)

Balonismo – Montanhismo, pára-quedismo, pesca submarina. E agora, balonismo. Padre Adelir de Carli sempre viveu perigosamente. O padre se perdeu no mar depois de içado por mil balões.
(Dos Jornais 27/04/2008)



Ciclone Nargis (Mianmar)
– A ONU estima que a tragédia já deixou entre 60 mil e 100 mil mortos e 220 mil desaparecidos. Oficialmente, a junta militar do Mianmar admite haver 29 mil mortos e 33,5 mil desaparecidos.
(Dos Jornais 12/05/2008)

Terremoto na China – Terremoto de 7,9 graus na escala Richter provocou ontem a morte de pelo menos 10 mil pessoas na região central da China. O total de vítimas deve ser bem maior, pois as primeiras estimativas foram divulgadas sem que as equipes de resgate tivessem chegado à área do epicentro. A província mais antiga foi a de Sichuan, onde 900 adolescentes ficaram soterrados após o desabamento de uma escola. Duas indústrias químicas foram arrasadas e 80 toneladas de amônia vazaram. O terremoto foi sentido em quase todo o território chinês e em países vizinhos.
(Dos Jornais 13/05/2008)

Envelhecimento (Cigarro) – Cigarro envelhece a pele depressa – Estudo da Santa Casa de São Paulo quantificou o envelhecimento da pele com a ação do cigarro. E calculou as chances de o fumante ter problemas estéticos com a idade.
(Dos Jornais 25/08/2006)

Tortura ( Garota é torturada por empresária em GO) – Uma menina de 12 anos é encontrada amarrada e ferida na casa de uma empresária de Goiânia. A empresária mantinha a garota em cativeiro havia dois anos e foi presa em flagrante sob acusação de tortura e cárcere privado. Outra duas meninas se apresentaram como vítimas da empresária. O marido alegou que não sabia da gravidade dos maus tratos.
(Dos Jornais 17/03/2008)



Focolares (Morre fundadora de movimento católico) – Morreu aos 88 anos, Chiara Lubich, fundadora do movimento dos Focolares. A entidade, presente em mais de 180 países, foi fundada “para lutar por um mundo de paz e harmonia”. Ao lado de Madre Tereza e Edite Stein, Chiara é classificada como uma das três mulheres mais importantes para a humanidade no século 20. Ela enfrentava problemas de saúde nos últimos tempos.
(Dos Jornais 15/03/2008)


Embrião Híbrido (Pesquisa com embrião híbrido recebe apoio) – O debate sobre a lei britânica de pesquisa com embriões híbridos foi retomado com uma carta enviada por mais de 350 entidades médicas aos parlamentares, na qual pedem a aprovação do texto. A lei autoriza a criação de embriões híbridos, que combinados com DNA de animais e humanos, destinados à pesquisa com fins terapêuticos.
(Dos Jornais 25/03/2008)


Xenofobia (onda de xenofobia causa 42 mortes em 19/05) – Uma série de ataques contra estrangeiros em Johanesburgo deixa 42 pessoas mortas e faz 28 mil refugiados. Delegacias, prefeituras e igrejas se tornaram abrigo para imigrantes acossados, vindos principalmente de Moçambique e Zimbábue. Os estrangeiros foram espancados, violentados, carbonizados. O imigrante passou a ser bode expiatório para os problemas sociais da cidade. Mais de 400 xenófobos envolvidos nas agressões foram presos. O governo ampliou a ofensiva policial para tentar frear a onda de ataques e prometeu abrigo para os imigrantes. Muitos criminosos aproveitaram o caos para roubar e destruir casas e lojas.
(Dos Jornais 25/05/2008)



Comida (Chef envia pratos para astronautas) – Magret de pato, assado de codorna ao vinho ou lombo de peixe espada à Rivieira são alguns dos 13 pratos que o famoso chef francês Alain Ducasse preparou para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). Uma nave russa Soyuz levou a carga. O envio da comida não pretende apenas tornar a estada no espaço mais prazerosa, mas também faz parte de um estudo sobre fisiologia humana.
(Dos Jornais 25/10/2006)



Teoria da evolução – O papa Bento XVI na sua viagem à Alemanha, que a ciência não pode fornecer explicação sobre as origens do cosmo excluindo a atuação divina. A idéia de que o mundo é apenas o resultado acidental da evolução é, segundo ele, um conceito “irracional”. Em aula magna na Universidade de Regensburg, condenou o fundamentalismo religioso. Disse que a Jihad Islâmica vai contra Deus e que utilizar a violência para defender a fé também é “irracional”.
(Dos Jornais 14/09/2006)

Stock Car (Violência do acidente chocou a categoria)- Renato Russo entrou na Reta dos Boxes de Interlagos, a cerca de 190 km/h, para completar a sexta volta da etapa final da Stock Car Light, dia 9 de dezembro, quando deparou, de repente, com o carro Rafael Sperafico atravessado na pista, parado à sua frente. Entre Renato Russo ver o Stock Car de Rafael e o impacto foram apenas frações de segundos. Foi a terceira morte desde a criação da Stock Car, em 1979.
(Dos Jornais 20/02/2008)



Alckmin - Fez um pronunciamento de dez minutos. Agradeceu aos aliados e afirmou: “Estou feliz e com a consciência tranqüila. Fiz o máximo que pude”. Embora as pesquisas já dessem como certa a reeleição de Lula desde o início da campanha pelo segundo turno, Alckmin só começou a trabalhar, de fato, com a hipótese da derrota na véspera. Apesar do resultado, não demonstrou abatimento. Sabe que saiu da disputa maior do que entrou, ainda que tenha tido ontem menos votos do que na primeira etapa da disputa eleitoral.
(Dos Jornais 30/10/2006)


Pedofilia – O papa Bento XVI conclamou “prece perpétua” entre os fiéis católicos pela purificação da Igreja da pedofilia. Deseja que os católicos rezem pela “misericórdia de Deus para com as vítimas da grave situação causada pela conduta moral e sexual de uma parcela muito pequena do clero”, afirmou D. Cláudio. O cardeal reiterou que os escândalos de pedofilia são “excepcionalmente graves”, ainda que causados por “não mais do que 1% dos 400 mil padres do mundo.
(Dos Jornais 08/01/2008)



Atiradores – Em episódios diferentes, mas praticamente simultâneos, dois atiradores matam oito pessoas nos Estados Unidos. Na Filadélfia, Estado da Pensilvânia, o investidor Vicent Dortsch, de 44 anos, convoca uma reunião de negócios, mata três participantes e fere um, suicidando-se em seguida. A polícia suspeita que o motivo tenha sido vingança. Meia hora depois, a milhares de quilômetros de distância, em Salt Lake City, no Utah, Sulejman Talovic, um jovem de 18 anos, invade shopping center, mata cinco pessoas, fere outras quatro e acaba morto pela polícia. De acordo com testemunhas, o rapaz permaneceu calmo durante o tiroteio e “não parecia violento”.
(Dos Jornais 18/02/2007)



Tony Blair – O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair se converteu ao catolicismo, informou ontem a rede BBC. O ex-líder trabalhista abandonou a anglicanismo e, na sexta feira à noite, passou a professar a fé de sua mulher, Cherie, afirmou seu porta-voz à rede britânica. O cardeal Cormac Murphy-O’Connor saudou a decisão de Blair, que atualmente é enviado de paz do Quarteto de Madri (EUA, Rússia, ONU e União Européia) para o Oriente Médio. “Há muito tempo ele vem regularmente à missa com sua família e, nos últimos meses, seguiu um programa de formação para prepará-lo para a integração total”, disse o cardeal.
(Dos Jornais 13/12/2007)

Pai esquece bebê em carro – O incidente ocorreu dia 4/01/08 à tarde. O pai deveria deixar o menino, de 2 anos e 5 meses, na creche, só que foi direto para o estacionamento as empresa onde trabalha, no bairro Cidade Baixa, e esqueceu a criança dormindo na cadeira de bebê. Ao retornar, duas horas depois, encontrou o menino desacordado, no chão do automóvel, e buscou socorro no Hospital Porto Alegre. O corpo foi enterrado no cemitério João XXIII.
(Dos Jornais 08/01/2008)



Cinema Mudo O pianista da era do cinema mudo Willy Sommerfeld faleceu aos 103 anos, em Berlim no dia 19 de dezembro, anunciou o grupo de Amigos da Cinemateca da Alemanha na capital alemã. Sommerfeld foi testemunha do início do cinema e acompanhou nas salas de cinemas as projeções de filmes mudos de estrelas como Greta Garbo, Charlie Chaplin e Emil Jannings. Apesar de já estar aposentado, Sommerfeld retornou ao trabalho em 1972 e com 100 anos continuava tocando piano diariamente. O Festival Internacional de Cinema de Berlim o premiou em 2004 com a Câmara de Ouro e em 2006 o governo alemão o condecorou com a Ordem do Mérito por sua longa trajetória na interpretação de música cinematográfica.
(Dos Jornais 03/01/2008)

Rally Dakar O mais tradicional e perigoso do mundo, registrou em 9/01 a primeira morte de sua edição 2007. O piloto sul-africano Elmer Symons, na categoria de motos, sofreu um acidente no quilômetro 142 da etapa especial cronometrada entre as cidades de Er Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos. Ele foi a 50ª vítima fatal na história da prova.
(Dos Jornais 10/01/2007)



Rio Amazonas (rio Amazonas já correu na direção contrária). O sentido das águas do Rio Amazonas teria sido de leste para oeste - o oposto do fluxo atual – em tempos remotíssimos. Essa é a conclusão da análise de antigos depósitos minerais, sepultados na Bacia Amazônica, feita por pesquisadores do Brasil e dos EUA. O fluxo era provocado por uma elevação do solo, criada pela separação entre América do Sul e África e a criação do Oceano Atlântico, entre 65 milhões e 145 milhões de anos atrás

Focolares (Morre fundadora de movimento católico) – Morreu aos 88 anos, Chiara Lubich, fundadora do movimento dos Focolares. A entidade, presente em mais de 180 países, foi fundada “para lutar por um mundo de paz e harmonia”. Ao lado de Madre Tereza e Edite Stein, Chiara é classificada como uma das três mulheres mais importantes para a humanidade no século 20. Ela enfrentava problemas de saúde nos últimos tempos.
(Dos Jornais 15/03/2008)


Herói
- (rapaz que pulou no rio rejeita fama de herói). O analista de sistemas Adriano Levandoski de Miranda, de 27 anos, curtia a fama que conquistou ao mergulhar no Rio Pinheiros, zona sul de São Paulo, para salvar uma mulher que se jogou da ponte com seu filho de 3 anos no colo. Depois de atender ligações de parentes e amigos parabenizando-o, Miranda brincava com o assédio da imprensa, que o acompanhou na consulta médica e o fez perder o horário do vôo para o Rio. “Não sou nenhum herói. O mais importante é que ele está bem.”(Dos jornais, 11/12/2006)

Piercing Mata – Piercing causa infecção e mata menina em SP – Um piercing colocado sem os devidos cuidados está sendo apontado pelos médicos como a causa da morte da adolescente Thaís Jesus da Silva Vaz, de 13 anos, no Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto, a 102 km de São Paulo. A menina foi vítima de septicemia, uma infecção generalizada.
(Dos Jornais 15/10/2006)


Falecimentos :

Escritor Arthur C. Clarke – O escritor britânico de ficção científica Arthur C. Clarke morre em 18/03 na sua casa, em Colombo, no Srilanka, aos 90 anos. Em 1968, ele escreveu o livro 2001, uma Odisséia no Espaço, e auxilio Stanley Kubrick na produção do filme homônimo. Em toda sua carreira, publicou mais de cem livros. Graduado em física e matemática, Clarke ganhou respeito entro os cientistas após ter escrito, nos anos 1940, o famoso artigo em que propunha o uso de satélites em telecomunicações.
(Dos Jornais 23/03/2008)

Joel Silveira – O premiado jornalista Joel Silveira morre no Rio, aos 88 anos. Ele sofria de câncer de próstata e, segundo familiares, não quis tratar a doença. Em 60 anos de jornalismo, atuou em grandes veículos, entre eles o Estado, e publicou mais de 40 livros.
(Dos Jornais 19/08/2007)

D. Aloísio Lorscheider – Morre dia 23/12/2007 em imigrante, a 130 km de Porto Alegre, mil pessoas se despediram ontem do arcebispo.
(Dos Jornais 28/12/2007)

Bobby Fischer – O enxadrista americano Bobby Fischer morreu aos 64 anos, em Reikjavic, na Islândia, onde vivia. Com Q.I. de gênio, conquistou o título mundial em 1972, encerrando dominó russo de 30 anos no Xadrez. O episódio marcou o esporte nos tempos da Guerra Fria.

Antonio Carlos Magalhães – Ex-governador da Bahia e ex-presidente do congresso morre aos 79 anos em 20/02/2007.
(Dos Jornais 22/07/2007)

D. Luciano – O arcebispo de Mariana, dom Luciano Mendes de Almeida, morre dia 27/08 aos 75 anos, após longa luta contra câncer no fígado. Bispo em São Paulo, secretário-geral e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana, seus principais cargos ao longo de 30 anos de episcopado.
(Dos Jornais 03/09/2006)

Sólon Borges dos Reis – O professor Sólon Borges dos Reis morre aos 89 anos. Ele foi secretário da Educação no governo Carvalho Pinto, membro do Conselho Estadual de Educação no governo Montoro, vice-prefeito e secretário da Educação na gestão Paulo Maluf e deputado estadual e federal. Era também membro da Academia Paulista de Letras.
(Dos Jornais 10/09/2006)

Art Buckwald – O humorista Art Buchwald, que assinou por mais de 50 anos uma coluna no jornal Washington Post, morre aos 81 anos de insuficiência renal. Detentor do prêmio Pulitzer, seus textos eram publicados em 300 jornais em todo o mundo. Seus alvos prediletos nos textos bem-humorados e afiados eram os políticos. Buckwald publicou mais de 30 livros e costumava dizer: “morrer é fácil. Difícil é estacionar em Washington”.
(Dos Jornais 17/01/2007)

Cantor Francisco Petrone – Na madrugada do dia 19 de janeiro, aos 83 anos, nesta Capital. Filho do sr. José Petrone e de d. Philomena Cezar, era casado com d. Rosa Petrone. Deixa Filhos. O enterro realizou-se no mesmo dia, no cemitério do Araçá.
(Dos Jornais 21/01/2007)

Pianista Pedrinho Matar – Faleceu 7/02/2007, aos 70 anos, em Santos, o pianista Pedrinho Mattar. Tendo convivido décadas com os principais músicos, em shows e em programas de televisão, costumava dizer: “Se eu tivesse que pedir a Deus uma nova vida, pediria a mesma.” Solteiro, era filho do sr. João Augusto Mattar e de d. Olamina Mussi Mattar, falecidos, e irmão de d. Alzira Mattar Garcia e de d. Mercedes Mattar Sciotti. Sete outros irmãos são falecidos. O corpo foi trasladado para esta Capital, para o Velório do Cemitério do Araçá, onde se realizou o enterro.
(Dos Jornais 08/02/2007)

Joel Silveira – O premiado jornalista Joel Silveira morre no Rio, aos 88 anos. Ele sofria de câncer de próstata e, segundo familiares, não quis tratar a doença. Em 60 anos de jornalismo, atuou em grandes veículos, entre eles o Estado, e publicou mais de 40 livros.
(Dos Jornais 19/08/2007)

D. Aloísio Lorscheider – Morre dia 23/12/2007 em imigrante, a 130 km de Porto Alegre, mil pessoas se despediram ontem do arcebispo.
(Dos Jornais 28/12/2007)

Bobby Fischer – O enxadrista americano Bobby Fischer morreu aos 64 anos, em Reikjavic, na Islândia, onde vivia. Com Q.I. de gênio, conquistou o título mundial em 1972, encerrando dominó russo de 30 anos no Xadrez. O episódio marcou o esporte nos tempos da Guerra Fria.

Antonio Carlos Magalhães – Ex-governador da Bahia e ex-presidente do congresso morre aos 79 anos em 20/02/2007.
(Dos Jornais 22/07/2007)

D. Luciano – O arcebispo de Mariana, dom Luciano Mendes de Almeida, morre dia 27/08 aos 75 anos, após longa luta contra câncer no fígado. Bispo em São Paulo, secretário-geral e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana, seus principais cargos ao longo de 30 anos de episcopado.
(Dos Jornais 03/09/2006)

Maria Lenk – A nadadora Maria Lenk, primeira mulher a representar a natação brasileira em olimpíadas, morre dia 16/04 aos 92 anos, no Rio. Ela também foi uma pioneira no estilo borboleta e co-fundadora da Escola Nacional de Educação Física, na antiga Universidade do Brasil, no Rio.
(Dos Jornais 22/04/2007)

Menino morre em assalto no Rio – João Hélio de 6 anos, Morre dia 07/02, durante um assalto na zona norte do Rio de Janeiro. O menino estava no carro com a mãe quando foram abordados pelos assaltantes. A mãe e a irmã de 13 anos conseguiram sair do veículos, mas João Hélio, que estava no banco traseiro, ficou preso ao cinto de segurança e foi arrastado por cerca de 7 quilômetros, durante a fuga dos assaltantes. Enquanto eles rodavam por quatro bairros, moradores que presenciaram a cena gritaram para que os criminosos parassem o carro, que foi abandonado em uma rua Cascadura, também na zona norte.
(Dos Jornais 11/02/2007)



Piercing
– Crescem casos de infecções provocadas por piercing – O Hospital das Clínicas de São Paulo registra aumento de incidência de infecções em jovens, causadas pelo uso de piercing no nariz, orelha e língua. De 40 casos atendidos pelo hospital, 80% resultaram em cirurgias reparadoras para a reconstituição da orelha e do nariz, a maioria em adolescentes.
(Dos Jornais 06/12/2007)


Herói doAndraus – Morre piloto herói do incêndio do Andraus – Foi sepultado 16/01/2008 em Bauru o corpo do piloto Olendino Francisco de Souza, o comandante Souza, de 79 anos. Em 24 de fevereiro de 1972, a bordo de um helicóptero do Serviço de Salvamento Aéreo do Estado, ele resgatou 307 pessoas do Edifício Andraus, na Avenida São João, após fazer 32 pousos no alto do prédio em chamas. Morreu após um acidente vascular cerebral.
(Dos Jornais 17/01/2008)



Insulto ao Islã
(Britânica é acusada de insultar o Islã) – Uma professora britânica presa no Sudão por permitir que seus alunos chamassem um urso de pelúcia de Maomé foi acusada ontem de insultar o Islã e incitar o ódio. Se condenada, Gillian Gibbons, de 54 anos, pode ser condenada a 40 chibatadas, uma multa ou 1 ano de prisão. A chancelaria britânica convocou ontem o embaixador sudanês para pedir explicações.
(Dos Jornais 29/11/07)


Turista espacial (Milionária americana será a 1ª) – Se ocorrer como o programado, a milionária americana Anousheh Ansari, de 40 anos, se tornará hoje, às 8h09 de Moscou(1h09 em Brasília), a primeira mulher a fazer uma viagem turística espacial da história. Ela embarcará na espaçonave russa Soyus junto com o cosmonauta russo Mikhail Turin e o americano Michael Lopes - Alegria em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), onde deverá permanecer por oito dias. De origem iraniana, Anouseheh trabalha na área de telecomunicações e pagou US$ 18 milhões pela viagem.
(Dos Jornais 18/09/06)



Iphone – A Aplle Computer apresentou ontem mais um produto que promete revolucionar o mercado da tecnologia: um telefone celular com as mesmas funções do reprodutor de música digital iPod. O aparelho, batizado de iPhone, terá tela sensível ao toque e será vendido a US$ 599 na versão com 8 gigabytes de memória a US$ 499 na versão com 4 gigabytes.
(O Estado de S. Paulo, 10/01/2007)

Fim do mundo – Isaac Newton, um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, previu o fim do mundo para 2060, segundo manuscritos do famoso físico apresentados ontem pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Os manuscritos são exibidos ao público pela primeira vez desde 1969, na exposição “Os segredos de Newton”. Em uma carta de 1704, Newton fez um cálculo baseado em um fragmento da Bíblia, retirado do livro de Daniel. Segundo ele, 1.260 anos se passariam entre a refundação do Santo Império Romano por Carlos Magno, no ano 800, e o final dos tempos.
(C. Popular, 18/06/2007)



Pimenta
(molécula da pimenta é aplicada em anestesia) – Cientistas americanos criam técnicas para cessar a dor sem provocar paralisia.
(Dos Jornais, 04/10/2007)

Células-tronco – Cientistas brasileiros descobriram no cordão umbilical humana nova fonte de células-tronco, do tipo mesequimal, de grande potencial terapêutico. Atualmente é feito o congelamento do sangue de cordão por causa das células hematopoéticas. Agora, recomenda-se que o cordão não seja descartado.
(Dos Jornais, 25/10/2007)



Braço artificial – Especialistas do Instituto de Reabilitação de Chicago, EUA, apresentaram ontem Claudia Mitchell, de 26 anos, que recebeu um braço artificial de 5 quilos cujos movimentos são comandados pelo cérebro. Todd Kuiten e Gregory Dumanian deslocaram as extremidades dos nervos responsáveis pelo movimento para o peito de Claudia, onde eletrodos recebem as ordens que o cérebro emite e as transmitem à prótese. O braço funciona com seis motores, que tornam os movimentos bem mais amplos e naturais.
(Estadão, 16/09/06)


Rato x Golfinho – O golfinho pode ter cérebro grande mas um rato de laboratório ou um peixe dourado são mais espertos, diz Paul Manger, da Universidade de Johannesburgo, da África do Sul. O pesquisador alega na revista Biological Reviews que o tamanho do cérebro do golfinho se deve à manutenção do sangue quente apesar da água fria não é não é sinal de inteligência.
(Estadão, 18/08/2006)



IDIOTA
– Albert Einstein, por exemplo, dizia com sapiência a seguinte frase “Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar dúvida alguma”. Maravilha!


Oração (é questão de vida ou morte, diz papa) – O papa Bento XVI disse ontem que, para um cristão, a oração não é algo opcional, mas uma “questão de vida ou morte”. A afirmação foi feita para os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, na catequese que antecede o Ângelus dominical. “Cristo nos mostra que a verdadeira oração consiste em unir nossa vontade com a de Deus” destacou. O papa explicou que “só quem reza, ou seja, quem se entrega a Deus com amor, pode entrar na vida eterna”
(Estadão, 05/03/2007)


Tartaruga (solitário George acha um semelhante) – A tartaruga gigante conhecida como Solitário George, que vive em Galápagos, não está mais tão sozinha . Pesquisadores anunciam hoje na Current Biology que encontraram um híbrido macho de tartarugas nativas das ilhas de Isabela e Pinta que tem metade dos genes em comum com George. Os cientistas esperam agora encontrar uma fêmea nessas condições que possa acasalar com ele.
(Estadão, 01/05/2007)

Mistério – A razão de ser primaria da revelação cristã é manifestação do mistério : “Absconditum a seculis in Deo” (Pe. L.F. A Crise do Mundo Moderno Pág. 184).

Massas – Vivemos em plena era da comunicação. E a despeito dos instrumentos da informação podem ser usados para manipular a opinião, especialmente das massas. Hitler já dizia que estas são “virgens histéricas, loucas para serem estupradas.” (Dos jornais).

Mão – “nesciat sinistra tua quid faciat dextera” (Mat. VI, 3 – G. Corção Século do nada pág. 93).

Matéria – “É claro que a matéria é a mãe do espírito e não o espírito o pai da matéria” (Sobral Pinto,Teologia da Libertação,pág. 61).

Mal – “As coisas começadas pelo mal, só se firma com o mal.” (Mac Beth, Shakspeare,pág. 153).

Mal – “É mais fácil escrever acerca do mal do que acerca do bem, visto que toda a gente tem mais experiência do mal, e nem todos tem uma grande experiência da virtude.” (F. Sheen, Paz de Espírito, pág. 83).

Mídia – Vem do inglês “mass” = massa e do latim “medium” = meio. Meio de comunicação das massas. Mídia, então são os meios de comunicação para o povo, a massa.

CAMINHOS- " A despeito de nossa fragilidade e ignorância, temos liberdade de três caminhos a seguir ao longo da vida: o da subida, o da descida e o da indiferença. A subida nos leva à Paz. A descida nos leva à morte. A indiferença não nos leva a nada." ( Alceu Amoroso Lima, Tudo é mistério pg.131).

CERTEZA- "é a firmeza da adesão da inteligência ao seu objeto, a verdade sem temor de estar errado" (A caminho da verdade suprema, pg.14, Pe. Pedro Cerruti,SJ).

CABELO- "Até os cabelos da cabeça vos estão todos contados" (capilli capitis vestri omnes numerati sunt). Lc., 12,7 e Mt. 10,30.

CIÊNCIA - " Para ser científica uma verdade deve ser necessária e provada tal por um raciocínio que a ligue a outras verdades necessárias e, direta ou mediatamente, aos princípios primeiros. A ciência distingue-se primeiro da opinião , pela sua firmeza, da experiência , pela sua universalidade, da arte porque o seu termo é uma necessidade de direito ou de essência, da inteligência porque é demonstrada e demonstrável. Todo o saber racional necessário é ciência." (Rimaud- apud Pe. Leonel Franca, O Problema de Deus, pg. 207).

CLEMENCEAU – Perguntaram-no porque havia preenchido seu ministério de políticos octogenários. Respondeu: "porque não encontrei nonagenários." (Apud F. Pedreira, O Estado de S. Paulo de 5-2-1995)

OMAR KHÁYYÁM ( versos de ):

Quatro coisas não retornam:
A seta desfechada,
A palavra proferida,
A água que passa no moinho
E a juventude perdida.

OBEDIÊNCIA ; "A perfeição da vida religiosa supõe, antes de mais nada, a
obediência." (João Ameal, São Tomas de Aquino, pg. 136).

ORAÇÃO. Não é atendida: "aut mali, aut male, aut mala", diz Santo Agostinho.
"Mali"= porque somos maus; "Male"= porque pedimos mal; "Mala" porque pedimos
coisas más. (Bíblia Sagrada, Stos.Evang. Ed. Teológicas, Braga, pg.192.
Ainda sobre a ORAÇÃO (não atendimento): " Vossas faltas são o motivo pelo
qual a Face se oculta para não vos ouvir. Porque vossas mãos estão manchadas
de sangue, e vossos dedos de carnes; vossos lábios proferem mentira, vossa
língua entretém pérfidas conversas. Pessoa alguma cita em justiça com razão,
ninguém pleitea de boa fé, apoiam-se sobre falsos argumentos, pretende-se
aquilo que não é. Concebe-se a intriga e gera-se o crime. Chocam-se ovos de
áspide, e tecem teias de aranhas. Se se comem seus ovos, morre-se; se se
quebra um , sai dele uma víbora. (Isaias, 59, 2 a 6).

OTÁRIO- Nova York . Nasce um otário a cada minuto. Em inglês soa mais
saboroso. A sucker is born every minute. Fomos amamentados naquele cartum
dos dois corvos, em que um gritava sempre no final s-u-c-k-e-r! E mmais:
nunca se perdeu dinheiro subestimando a inteligência do público americano. O
autor das duas frases é P.T. Barnum, o empresário circense mais famoso dos
EUA. (Paulo Francis, Estadão cad. 2 de 29-12-91.

ORDEM- Que é ? : "unidade na multiplicidade" (Padre Leonel Franca, O
problema de Deus, pg.233) . Definição de S. Tomás : " recta ratio rem ad
finem" , a exata adatação das coisas aos seus fins. (Idem, pg.234)

Zebedeu – A mãe dos filhos de Zebedeu pede a Jesus: “ordena que estes dois meus filhos se sentem um à direita e o outro a sua esquerda no Teu reino” (os filhos são Tiago e João, Mt. 20,20).

Yin e Yang – Os opostos que se harmonizam na filosofia chinesa.

Wang-Dan – Herói da praça celestial em Pekim (1989), foi libertado ontem e enviado para os Estados Unidos (Estadão de 20-04-98).

Xifópagos – Ou irmãos siameses, como os gêmeos Chang e Eng (nascidos em 1811 na Tailândia) que viveram até os 63 anos.

Keynes (John Maynard Keynes – 1883-1946) – Economista inglês,discípulo de Alfred Marshall (1842-1924). “Keynes ensinou o mundo inteiro a detectar e a medicar as doenças do mercado. Faltou produzir receitas para curar as doenças do Estado” (Joelmir Beting, Estadão, de 17/06/93).

Kalos Kagathos – Homem Honesto ,termo de filosofia moral. (Conferir Pág. 42 de A filosofia Moral de Jacques Maritain).

Justo – Porque é premiado?: “erit illi gloria aeterna qui cum poterit transgredi, non est transgressus”. Pe. L F. Liberdade e Determinismo, Pág. 8

Jacques Maritain - “A mais lúcida inteligência do mundo” (Gustavo Corção, O Século do Nada. Pág. 128).

Jugo -“Pois o meu juízo é suave, e a minha carga é leve” (Iugum enim meum suave et ônus meum leve est) Mt. 11,30.

Juízo – “A História nos ensina que homens e nações só agem ajuizadamente quando estão esgotadas todas as demais alternativas”. Benjamin Disraeli (1804-1881), estadista inglês. (Citação de J. Beting, Estadão de 14-12-95).

Justos – O diálogo de Abraão com Deus peticionando para salvar os 50 justos existentes na cidade. Vai diminuindo esse número até chegar a dez. (Citação de Roberto Corrêa , em Ainda Há Esperança, pg.147)

Jacobeu – Em 1122 o Papa Calixto II dedicou o ano a São Tiago, o Jácobo. Um sucessor o papa Alexandre II, noticiou o perdão de todos os pecados aos peregrinos que visitassem o templo compostelano nos anos em que 25 de julho (dia de S. Tiago, coincidisse com um domingo, como em 1999 (último ano Jacobeu do milênio)). (Caderno 2 do Estado de S. P. de 22/06/99)

Jihad – Guerra Santa contra os infiéis (os que não são muçulmanos).

Juiz de Direito de Presidente Prudente, Antônio José Machado Dias, também juiz-corregedor dos Presídios da região foi assassinado em 14 de março de 2003

Juiz assassinado - Dia 24 de março de 2003, em Vitória, Espírito Santo, foi assassinado o juiz de Direito Alexandre de Castro Filho (32 anos) (Correio Popular de 26/03/03). Dez dias após a morte do Juiz de Presidente Prudente.

A fé não é dúvida, não é opinião, é certeza.” (Pe. Leonel Franca, “A Psicologia da Fé”, Pág.23)

FamíliaConceito Cód. Social de Malinas, pág. 14 do opúsculo Conceito e Natureza da Sociedade Política de José Pedro Galvão de Souza.

Fato “O importante não é o fato, mas a versão”, ditado atribuído a conhecido político mineiro, citado por Mário Amato (Estadão de 10-5-90).

“Flatu Vocis”“Simples sons articulados ou arranjos de sílabas sem sentido e por conseguinte, inúteis (Pág. 188 C.V.S.)

Filosofia“O amor da genuína filosofia, que não é senão o amor da verdade” (Pe. L. Franca, Noções de História da Filos., Pág. 12).

“Ab imis fundamentis” = Sobre profundos fundamentos.

Felicidade“Nenhum ser pode ser feliz fora de sua perfeição”. Padre L. Franca Determ. E Liberd., Pág. 170.

“Fé-expressa” ( “Fast-faith”). Estadão de 12-03-91):
“Quem viver um dia na igreja de Santo Antônio, no Centro, não verá passar ali a crise da fé que diminuí ano a ano o rebanho católico. O templo centenário da Praça do Patriarca acolhe todos os dias uma multidão de praticantes da “fast-faith” (fé expressa), que se reúne em missas de meia hora, terços, confissões e curtas orações dedicadas ao santo padroeiro. A expressão “fast-faith” tem sido usada por cientistas sociais norte-americanos para designar os serviços religiosos abreviados oferecidos nas metrópoles. O termo foi inspirado na atividade de grandes cadeias de lanchonetes como McDonald´s e o Burguer King, especializadas em fast food.”

Fuga“É lícito fugir como um ladrão, quando não há qualquer esperança de graça.” (Malcolm, um dos filhos de Duncam, rei da Escócia, assassinado por Macbeth ). Shakespeare.

São Paulo diz: “a fé é o fundamento das coisas que se esperam e uma convicção das que não se vêem.” (Pág. 1458 da Bib.Sagrada, ed. Navarra)

Fraqueza“De mim mesmo não me gloriarei, a não das minhas fraquezas” (S.P. , Cor.II,12,5).

“Trifling Proposition” – Nome que John Locke, filósofo inglês, dava à expressões banais como “a democracia é o governo do povo’’, “o homem bom e honesto sabe o que faz”, “molhar é inerente à água e queimar é inerente ao fogo”, etc. ( apud crônica de José Carlos de Azevedo, Estadão de 12-06-1990)

Trabalho – “Deus colocara o homem no paraíso não para gozar mas para trabalhar, ut operaretur et custodiret illum” (Pe. Leonel Franca, pág. 236 A.C.M.M.)

Tempo – “Tempo para nascer e tempo para morrer” (Eclesiastes, 2,3).

“Tupi or not tupi” disse certa vez Oswald de Andrade:, vale para reflexão.

Tesouro – Deus disse: “onde está o teu tesouro aí estará o teu coração”. (Fulton Sheen, A paz de Espírito, pág. 17).

Teóloga “desclassificada” – É assim ao meu ver que deve ser chamada a alemã Uta Ranke-Hei-Nemann autora do livro “ Eunucos pelo Reino de Deus, Mulheres, sexualidade e a Igreja Católica.

Terra – Até no antigo testamento já se falava em comprar de terras e escritura, provando que a terra não é de todos. (Cfr. Jeremias, 32/43,44).

Tolos – “O número dos estultos é infinito (stultorum infinitus est numerus).

Televisão – V. Chip = dispositivo que permite o bloqueio de imagens dos aparelhos de TV. Tim Collins, professor canadense que o inventou. Preço 5 a 20 dólares, a partir de1999. Estatística: 1 criança que assiste 4 horas de tevê por dia testemunha 1000 assassinatos e 10.000 cenas de violência por ano. (Veja de 25-03-98).

Termos econômicos – PIB, Balança Comercial, Reservas Cambiais, Balanço de pagamento, Dívidas.
“As reservas cambiais do País fecharam Abril com o saldo de US$ 73,8 bilhões no conceito de caixa, que representa o valor disponível imediato. Em liquidez internacional, que considera aplicações de longo prazo, as reservas atingiram o total de US$ 74,6 bilhões. Nos 2 conceitos, os valores de divisas são recordes históricos”. (Estadão 15-05-98)

Pole Position – Posição do carro em 1º lugar nas corridas de automóvel.

Palavras sem pensamento:
“Minhas palavras voam para o alto, meus pensamentos permanecem na terra; palavras sem pensamento, nunca para o céu vão”. (Shakespeare, pg. 272, Hamlet – palavras do Rei Claudio, tio de Hamlet).

Pregador – (Vieira-Padre), falando da pregação, do valor do pregador , pg. 14, Sermões I):
“Antigamente convertia-se o mundo, hoje porque não se converte ninguém? Porque hoje pregam-se palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras. Palavras sem obras, são tiros sem bala, atraem mas não ferem”. Na página 15: “Para falar, ao vento bastam palavras , para falar ao coração são necessárias obras”.

Palavra (id.ib.pg.15): “as palavras ouvem-se, as obras vêem-se ; as palavras entram pelos ouvidos, as obras entram pelos olhos, e a nossa alma rende-se muito mais pelos olhos que pelos ouvidos. No céu ninguém há que não ame a Deus, nem possa deixar de amar. Na Terra há tão poucas pessoas que O amem, todos O ofendem” ... “A razão é porque Deus no céu é Deus visto, Deus na Terra é deus ouvido. No céu entra o conhecimento de Deus à alma pelos olhos: videbimus et uno sicut est; na Terra entra-lhe o conhecimento de Deus pelos ouvidos: fides ex auditu; e o que entra pelos ouvidos crê-se, o que entra pelos olhos necessita”.

Política – “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é serem governados pelos que se interessam”. (Arnold Toynbee)

Poluição atmosférica – Ver Efeito Estufa

Perseverar – “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. “Qui autem permánserit usque in finem hic salvus érit” (Mt 24,13 pg. 381 Ed. Navarra)
“Passarão o Céu e a Terra, mas as minhas palavras não hão de pessar” (“Caelum et Terra transibunt verba vero mea non praeteribunt”) Mt.24,35 pg387 Ev, Ed Navarra.

PERMANECER - “Se permanecerdes em MIM e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e ser-vos-á concedido”.
“Si manséritis in me, et verba mea in vobis mánserit, quodcunque voluéritis pétite et fiet vobis”. (Jo, 15,8).

Pedi e recebereis: “Em verdade, em verdade vos digo: o que pedires ao Pai, Ele logo dará em Meu nome. Até agora nada pediste em Meu nome: pedi e recebereis, para a vossa alegria ser completa”.
“Amem, amem, dico vobis.Usque modo non petististi quidquam_in nomine meo. Pétite et accipietis, ut gaudium vestrum sit plenum” (Jo, 16,23-25).

Punk – Os carecas anarquistas e libertários (licenciosos – ver explicação em skinhead).

Pênis – Lorena Bobbit, americana, cortou o do marido John Wayne Bobbit;(ano de 1993).

PIB= produto interno bruto.Total das mercadorias e serviços produzidos no país durante um determinado período. (Em Economia brasileira ao alcance de todos, da doutora em economia, Eliana A. Cardoso). Para se obter o PIB “precisamos somar os serviços médicos, os cortes de cabelo, os sapatos, as bananas e tudo o mais que se produziu durante o ano”.PIB dividido pela população do país dá o “PIB per capita”.

PARTENON- Obra prima da arquitetura helênica, erguida por Péricles (Oliveira Lima, História da Civilização, pg.80).

PALAVRAS-“Minhas palavras voam para o alto, meus pensamentos permanecem na terra; palavras sem pensamento, nunca para o céu vão.”(Shakespeare, Hamlet. Palavras do rei Cláudio, tio de Hamlet).

PREGADOR- ( Pe. Vieira falando sobre o pregador no sermão da Sexagésima): “antigamente convertia-se o mundo, hoje por que não se converte ninguém? Porque hoje pregam-se palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras.” “Palavras sem obras, são tiros sem bala, atroam mas não ferem.”(Sermões, I vol.pg.14).

PALAVRA- “As palavras ouvem-se, as obras vêem-se; as palavras entram pelos ouvidos, as obras entram pelos olhos, e a nossa alma rende-se muito mais pelos olhos que pelos ouvidos.” No céu ninguém há que não ame a Deus, nem possa deixar de O amar. Na terra há tão poucos que O amem, todos O ofendem.”....”A razão é porque Deus no céu é Deus visto; Deus na terra é Deus ouvido.” “ No céu entra o conhecimento de Deu à alma pelos olhos: videbimus et uno sicut est; na terra entra-lhe o conhecimento de Deus pelos ouvidos: fides ex auditu; e o que entra pelos ouvidos crê-se, o que entra pelos olhos necessita.” (Pe. Ant. Vieira, Sermões, I vol. Pg.15).

PROBLEMA- Todo problema é difícil. Se é fácil não é problema. (Werner von Brown, citado por Joelmir Beting).

PLANO DE DEUS – "O intuito de Deus é que nós homens realizemos o plano dele. E o plano dele é este: que vivamos felizes enquanto vivermos, e onde vivermos. Que sejamos felizes em dois paraísos " (João Mohana, O mundo e Eu, pg. 117).

PROPRIEDADE- " A propriedade é como o estrume; só é boa quando espalhada." (De Francis Bacon, repetida por Chesterton, em Gustavo Corção, 3 Alqueires e 1 vaca pg.254).

POBRE- "Pobre gosta de luxo e riqueza . Quem gosta de miséria é o intelectual". (Frase de Joãozinho 30, dita na tevê, em19-2-1990).

PAMG- (Promete, acusa, mente e grita). Dialeto PAMG criado por Roberto Campos, citado por João Mellão Neto, Est. De S.Paulo de 4-5-90.

POLÍTICO MELANCIA – " Verde e amarelo por fora, mas vermelho por dentro". Definição dos anos 60, que na boca do povo simbolizava a hipocrisia dos homens de discurso nacionalista, mas de fé internacionalista. (Apud artigo de Aristóteles Drumond, publicado em 16-6-90 no Estadão.

PÍNDARO – (MÁXIMA DE )- "Sê quem és" (ou seja: aceita-te a ti mesmo e procura cada vez mais ser mais tu mesmo procurando, porém, ser cada vez melhor dentro de ti).( Mira Y Lopez, Psicologia da Vida Moderna, pg.5).

PAZ- " é a tranqüilidade da ordem".( Definição de Sto. Agostinho, tida como a melhor, Fulton Sheen, Filosofias em luta, pg. 215).

PESSOA – Definição de Boécio :"Um indivíduo de natureza racional" (Racionalis naturae individua ubstantia).Também a definição de Santo Tomas : "individuum racionalis naturae". Citados por Pe. Leonel Franca A crise do mundo moderno pg. 145.

PERFEIÇÃO DO SER- "O ser é tanto mais perfeito quanto atinge a própria finalidade que é a sua última perfeição." Conceito de Sto. Tomás , cit. Pe. L. Franca, ob.cit.pg.147.

PROUDHON: " No fundo de todas as grandes questões, há sempre uma questão religiosa." (Pe. Leonel Franca, Liberdade e Determinismo, pg. 76).

PETRARCA- Traduzindo o famoso verso de Ovídio : " Veggio il meglio ed al peggior m’appiglio." (Pe. L. Franca, ob.cit. pg. 60 ). O verso de Ovídio é : "video meliora proboque, deteriora sequor." (Vejo o melhor e o aprovo, mas sigo o pior).

PERINATOLOGIA – Ramo da medicina que se preocupa com o feto.

PASCAL- O homem é "um caniço pensante".

PERFEIÇÃO- " sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito." (Mateus, 5, 48)

ETERNIDADE- A posse perfeita e simultânea de uma vida sem fim ( definição de Boécio, apud João Ameal, São Tomás de Aquino pg. 247.

ENDORFINAS – Agentes causadores da euforia.

ESTAVA ESCRITO- Em árabe maktub.

EPICÉDIO- Discurso fúnebre.

ECOLOGIA- "Quando ouço falar em ecologia, saco logo meu talão de cheques." (Paulo Francis, Estadão de 6-6-92).

ÉTICA – A tecnologia é aética por natureza. A economia por necessidade. A política, por conveniência. ( J. Beting in Na prática a teoria é outra).

EXISTENCIALISMO –"Não seria paradoxal a afirmativa de que o existencialismo não existe: só existem os existencialistas." (Alceu A. Lima, O existencialismo, pg.50).

EPICURO – " A moral originária de Epicuro é toda requinte; seu criador viveu uma vida respeitável e pura" (O homem medíocre de José Ingenieros pg..37).

EBONICS- Palavra relativamente nova que designa o dialeto ou idioma falado pelos negros norte-americanos. (Dead presidents –presidentes mortos- significa dinheiro em ebonics).

ENRIQUECIMENTO ILÍCITO – Qual perdiz a chocar ovos que não pôs/ tal é aquele que pela fraude se enriqueceu/. Em meio à vida, precisa deixá-los;/ demonstra pelo seu fim, ser insensato." (Jeremias,17/11).

EDUCAÇÃO – " Uma vez penetrado pelo primeiro perfume , o vaso conservará por longo tempo o aroma". (Citação que encontrei em Santo Agostinho, Cidade de Deus, pg.30, frase que deve ser do poeta Virgílio).

EFOD- Veste dos sacerdotes do Antigo Testamento e "farão o efod de ouro e de jacinto.......e de linho retorcido, obra tecida de várias cores." (Exodo,18,6).

ECLESIASTES – "Não há nada de novo debaixo do sol." (Eclesiastes, 1,10).

EXISTÊNCIA DE DEUS- Primeiro motor imóvel: "omne quod movetur, ab alio movetur" = aquilo que muda está sob a influência de uma causa. ( O tomismo, de F.Van Steenberghen, pg. 52.

DEUS- " Marx tomou de Fuerbach a idéia de não é Deus que criou o homem, mas o homem que criou Deus, à sua imagem e à sua semelhança." (Apud, Sobral Pinto Teologia da Libertação, pg.79.

DEUS- "Deus é pensamento de pensamento" (Aristóteles, apud , Padre Leonel Franca, História da Filosofia, pg.62.

DEUS DESCONHECIDO- A expressão tem origem no altar encontrado por São Paulo quando visitava o Areópago em Atenas. "Aquele pois que vós adorais sem o conhecer, esse eu vos anuncio." (Ato dos Apóstolos, cap.XVII, vers.23).

DEKASSEGUIS- Nisseis e sanseis que foram ao Japão para trabalharem.

DISCUSSÃO- " Rejeita as discussões tolas e absurdas, visto como eram contendas." (Tim.,2,23).

DECISSÃO- "Quem decide pode errar. Quem não decide já errou." (Herbert von Karajan, apud, J. Beting Estadão de 24-11-96).

DISTRIBUIÇÃO DE BENS- " Eu sou aquele que, por soberana ação da força de meu braço, criei a terra, e os homens e os animais que nela se encontram, e a dou a quem melhor me aprouver.’ (Jeremias, 27,5).

DINHEIRO- "Quando jovens, imaginamos que o dinheiro é tudo. Quando velhos, descobrimos que é isso mesmo." (Oscar Wilde. Estadão de 11-12-2000).

DIPLOMACIA- Como dizia o ator inglês Ralph Richardison : "As falas mais importantes da diplomacia são as pausas." (Apud J.Beting, Estadão de 30-3-01).

DINAMARCA- "Há algo de podre no reino da Dinamarca". (Expressão usada pelo personagem Marcelo no Hamelet de Shakespeare).

DETENÇÃO- (CASA DE) – Três dos sete pavilhões da Casa de Detenção de S. Paulo ( o maior presídio da América Latina) foram implodidos em 8 de dezembro de 2002.( Estadão de 9-12-2003).

DOSTOIEVSKY- Escreveu : "Si Dieu n´existait pas, tout serait permis". (Se Deus não existisse, tudo seria permitido). Pe. Pdero Cerruti, ob.cit. pg.336.

CAMINHO- "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." (Ego sum via, et véritas et vita). João, 14,6.

CEGO – " Eu vim a este mundo : para que os que não vêem passem a ver e os que vêem fiquem cegos. (João, 9,39).

CRER- Disse Jesus a Tomé: "Porque me viste acreditaste. Felizes os que, sem terem visto, acreditam." (Quia vidisti me, credidisti. Beati qui non viderunt et crediderunt). (João,20,29).

CULTURA - "Cultura é o sistema vital das idéias em cada tempo. Importa que estas idéias ou convicções não sejam, em parte e no todo, científicas. Cultura não é ciência. É característica de nossa cultura atual que grande parte do seu conteúdo proceda da ciência; porém , noutras culturas não foi assim, nem está dito que na nossa o seja na mesma medida de agora". (Ortega y Gasset, apud Sobral Pinto, Teologia da Libertação, pg.74).

CASAMENTO - " O homem e a mulher são uma só carne –sim, mesmo quando não são um só espírito. O homem é um quadrúpede."(Chesterton, apud Gustavo Corção, Três Alqueires e uma Vaca, pg.62).

CASAMENTO - Definição do D. Romano, constante do Digesto (D.,23,2,1). "Nupciae sunt conjunctio maris et feminae, et consortium omnis vitae, divinae et humani juris comunicatio."(Apud José Pedro Galvão de Sousa, Conceito e Natureza da Sociedade Política pg.23) .Tradução no reencontrando o latim.

CIÊNCIA – " É um conjunto de conhecimentos certos, acerca de um determinado objeto, ordenados entre si e obtidos por demonstração rigorosa de princípios certos." ( Pe.Pedro Cerruti , A Caminho da Verdade Suprema, pg.156).

COGITO,ERGO SUM. Penso, logo existo. Je pense donc, je suis .(Descartes).

CONSCIÊNCIA – "Silencia-se a voz da consciência de 4 modos: matando-a, negando-a, afogando-a, ou fugindo dela". (F. Shein, Angústia e Paz, pg. 107).

CATERVA- Palavra latina, feminina, (a, ae), significando batalhão ou corpo de infantaria.Para Cícero, qualquer multidão.

CONSTITUIÇÃO (projeto de Capistrano de Abreu) : Artigo 1º Todo brasileiro deve ter vergonha na cara. Artigo 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

BODY BAGS - Sacos mortuários (usados nas guerras do Iraque).

BRÓDIO - refeição festiva, caldo distribuído aos pobres.

BRASIL - O Brasil é um deserto de homens e de idéias (Oswaldo Aranha).

BOCA - A boca fala do que o coração está cheio ou: "pois da abundância do coração fala a boca" (ex abundantia enim cordis os lóquitur).(Pg. 256 Stos. Evang.)

BIG-BANG (I) – Nome da teoria que teria dado origem ao universo. (Uma grande explosão de partícula menor que o átomo, mas de densidade e temperatura infinitas) (rec. Est. S. Paulo de 16-5-92).

BIG-BANG (II) - Morre aos 86 anos o astrônomo inglês Fred Hoyle ( a notícia é de Londres) que cunhou o termo big-bang, mas nunca aceitou essa teoria sobre a origem do universo. Apesar das teorias atuais, ele acreditava que o universo tinha idade e tamanhos infinitos.( Estadão de 23/8/2001)

BUFFON - O estilo é o homem.

BOM DE MAIS – Too good to be true. ( Expressão usada pelo economista Roberto Campos).

BEAT NICK – (De beat generation e sputnik, o satélite soviético lançado em 1967). Geração beat "movimento cultural que desencadeou a contracultura dos anos 60" (Reportagem do Cad. 2 do Estadão de 2-1-95 sobre a exposição em Nova York de peças sobre a influência dos beatniks).

 

 


 

 

 

By DTi